terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Achei bacana

Folheando a revista Casa Vogue, de janeiro, encontrei uma matéria sobre a trendsetter (observadora de tendências) holandesa Lidewij Edelkoort (tudo bem, eu também não sei pronunciar esse nome), que aponta tendências globais no nosso...hã...modus vivendi. Algumas delas:

1. Retorno aos valores essenciais, como família e raízes, com o consequente retorno ao ambiente doméstico, que receberá um investimento maior (não necessariamente material), para oferecer aconchego e beleza.
2. Saturação em relação ao consumismo desenfreado, prática do desapego e reciclagem de objetos.
3. Mistura de objetos caros e baratos, privilegiando, sobretudo, a qualidade.
4. Maior  proximidade com a natureza, advinda da percepção do homem moderno de que, assim como a natureza, ele também está ameaçado de extinção.
5. A ruralidade também é um movimento forte, já que o alto custo dos imóveis urbanos levará ao êxodo das capitais em direção às cidades pequenas e ao campo, com a valorização de móveis rústicos e o uso da madeira; em contrapartida, existe a ruralização das cidades, com as mini-hortas nos prédios e apiários urbanos.
6. Adeus aos ambientes frios minimalistas e intelectuais, com o predomínio de tricôs, bordados, veludos, tons neutros quentes, como âmbar, manteiga (engraçado, nunca pensei em manteiga como um tom) e amarelo.
7. Valorização dos pequenos hotéis e dos bed and breakfast (não precisa traduzir, precisa?).
8. Lojas convertidas em espaços de centro cultural, restaurante, playground, sala de concertos, oferecendo opções além do ato de comprar.
9. Criação de lugares menores ou recantos mais íntimos em grandes espaços.
10. Desaceleração do ritmo de vida, com a volta à cozinha e à cama, transformada em espaço social, de jogos, cinema e música (hein?!).

Concluo, então, que uma volta à simplicidade já está em andamento, trazendo consigo (não paradoxalmente) uma alta sofisticação, traduzida em capricho, conhecimento, bondade, acolhimento, civilidade, serenidade.

P.S. Este blog terá seu endereço modificado para www.mariliafleury.blogspot.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário