sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Tadeu Paisan - Funcionalidade e beleza


O design de Tadeu Paisan prima pela funcionalidade, pela mistura acertadíssima de elementos clássicos, como a palhinha e a estampa Missoni, por exemplo, com linhas modernas e despojadas, e pela execução primorosa, fatores que resultam em móveis e objetos eternamente modernos e resistentes. Conheça mais desse talentoso designer na entrevista abaixo.


MF - A seu ver, o que identifica o design brasileiro, atualmente?
TP - Peças que sejam muito bem pensadas, com muita qualidade, que tenham função e que se adaptem aos mais diversos estilos de decoração.

MF - De acordo com a trendsetter Li Edelkoort, o artesanal terá um papel cada vez mais representativo na moda e no design. Como essa questão se reflete no seu trabalho?
TP - Em meus projetos, sempre gostei muito de trabalhar com produção artesanal, quando tenho possibilidade; imagino que as peças sempre ficam mais peculiares e mais exclusivas, e também vejo essa necessidade no design, para que possamos ser diferentes e não fiquemos na mesmice.

MF - Quais fatores são essenciais para que um objeto ou um móvel de design seja atemporal?
TP - Basicamente, que tenham função e, como disse anteriormente, que se adaptem a diversos estilos de decoração e, ainda, que não sejam produzidos com materiais de modismos.

MF - É possível dizer que algumas de suas criações poderiam representar um estilo clássico/contemporâneo?
TP - Sim, mas imagino que sejam melhor classificadas como contemporâneas e, até mesmo, mais orgânicas.

MF - De que forma é abordada a questão da sustentabilidade, em seu trabalho?
TP - Não uso, em hipótese alguma, madeiras que não sejam provenientes de áreas reflorestadas, que não tenham procedência e que não sejam certificadas, além de usar sempre acabamentos não poluentes.

MF - A  versatilidade, o conforto e a brasilidade são marcas bem definidas no seu design. Quais são os elementos que você utiliza para chegar a esse resultado?
TP - Procuro usar o máximo possível da criatividade e depois uso a razão para colocá-los em produção.

MF - No design brasileiro, quem merece sua admiração?
TP - Muitos, pois não é tão simples ser designer no Brasil. Mas, entre tantos, claro, Sérgio Rodrigues, Pedro Mendes e um novo amigo, o Ronald Sasson.

MF - E no design internacional?
TP - Sem dúvida, Hans Wegner.

MF - Linhas retas, linhas sinuosas, ou ambas?
TP - Todas possíveis!

MF - A durabilidade é fundamental na produção de um móvel ou de um objeto de Tadeu Paisan?
TP - Com certeza, pois acredito em mobiliário atemporal sempre!






Um comentário:

  1. Adorei a entrevista. Quem conhece o trabalho de Paisan sabe o quanto ele preza pela pureza no design de mobiliário. Sucesso a ele e parabéns Marília pela publicação. Sempre nos mostrando coisas descoladas!

    ResponderExcluir