sexta-feira, 11 de março de 2016

Torta de maçã


A receitinha abaixo é super rápida. Uma amiga disse que estava vindo e, como estou morando sozinha, não fico fazendo doces, bolos ou tortas. Então, havia frutas e água de coco (ainda dentro do coco). Mas não dá para oferecer, no meio da tarde, uma fruta: Aceita uma banana, um abacate, uma goiaba, uma mexerica, uma água de coco? Um café puro? (Ei, isso não é um escritório, é uma casa. Ainda). Aí, resolvi improvisar uma torta rapidinho. A receita original é de maçã, mas pode ser feita com abacaxi, banana, morango ou qualquer outra invenção com a qual o seu paladar atinar. Cortei o abacaxi miudinho. Sim, sou dessas que acredita em cortar tudo fininho, pequeninho. E coloquei numa panelinha pequenininha e levei ao fogo, com um pouco de açúcar, já que o abacaxi, não era, definitivamente, nem pérola nem doce, como alardeou o vendedor. Aí, me ocorreu que um anis-estrelado combinaria muito com o abacaxi e procurei um, para enfeitar a torta. Puxei o vidro com cravos e quebrei, sabendo que não acharia mais um vidro como aquele, quadrado, bonito, com uma tampa vermelha e, principalmente, barato. Consegui salvar quatro ou cinco cravos e dois pedaços de anis-estrelado, o que frustrou meu desejo de enfeitar a torta e ocasionou uma súbita irritação culinária. O gás fez o favor de acabar, mas deu para assar a torta, que servi com uma limonada, à qual acrescentei gelo e uma garrafinha de leite de coco, afinal está difícil tomar chá com esse calorão doido. No meio da conversa, enquanto comíamos a torta, a amiga sofreu uma forte crise de enxaqueca, que exigiu remédio, banho e cama imediatos. Não foi a torta, eu juro. Nem a conversa, acredito. Então, vai aí a receita da torta, que copiei do Facebook, acrescentando algumas variações.

Torta de maçã


3 ou quatro maçãs descascadas e fatiadas
1 xícara de açúcar
1 xícara de farinha de trigo
1 pitada de sal
1 colher de pó Royal
2 colheres de manteiga derretida
1 xícara de leite com dois ovos batidos (se achar necessário coloque um pouquinho mais de leite).
Opcional: Granola e Glaçúcar

Preparo:
Regue as maçãs com suco de limão, para não escurecer, depois enxágue e seque num pano; misture numa tigela a farinha de trigo, com o açúcar, o sal e o pó Royal; forre uma forma desmontável (26cm de diâmetro) com uma camada de maçãs; em seguida coloque uma camada dos ingredientes secos; depois uma camada de maçãs, finalizando com os ingredientes secos; por minha conta e nenhum risco, finalizo com uma camada de granola, para deixar a torta mais crocante; despeje as duas colheres de manteiga derretida em toda a borda da forma; por último, despeje o leite batido com ovos (vá levantando as camadas com uma colher para que o leite penetre entre as camadas, a receita original não me disse isso, mas a minha experiência sim). Leve para assar em forno pré-aquecido. Pronto. Polvilhe com Glaçúcar peneirado.

Obs: Hoje fiz com abacaxi, que levei ao fogo, com água e açúcar, escorrendo o  abacaxi e guardando a calda para fazer uma geleia, na proposta constante de "Desperdício Zero". A limonada é uma limonada comum, que deve ser batida no liquificador por no máximo doze segundos para não amargar e servida rápidamente. Acrescentei o leite de coco, gelo. Só.




Nenhum comentário:

Postar um comentário