terça-feira, 12 de julho de 2011

Morarmais Por Menos em Salvador

Aproveito para divulgar o evento em Salvador que, por enquanto, só existe no meu imaginário (ai!).


MORAR MAIS POR MENOS’ AQUECE O MERCADO
DE ARQUITETURA & DECORAÇÃO

Mostra de decoração tem como proposta apresentar soluções arquitetônicas criativas, originais e que caibam no bolso

Uma boa nova foi anunciada para o mercado de arquitetura e decoração baiano em 2011. A “Morar Mais por Menos”, uma das maiores mostras de decoração em sistema de franquia do país, retorna a Salvador, sob a direção de novos e experientes franqueados: a diretora da Ebade, Anapaula Andrade, a designer de interiores, Nágila Andrade, e o arquiteto Fabio Pera. A exposição será inaugurada no dia 7 de julho e ficará aberta à visitação até 20 de agosto, no Solar dos Carvalho, mansão datada do fim do século XIX, localizada na Graça. De reconhecido valor histórico, a imponente mansão, em estilo neoclássico e rococó, é tombada pelo IPHAN - Instituto do Patrimônio Artístico e Histórico Nacional. O espaço total abrangerá 1.200m2 de área, aonde serão expostos 50 ambientes assinados por arquitetos, decoradores, paisagistas e designers de interiores.

Criada em 2004 no Rio de Janeiro, a “Morar Mais por Menos” surgiu para dar respostas à seguinte pergunta: “Como ter um lar aconchegante e sofisticado sem gastar quantias exorbitantes?”. Assim, nasceu a primeira grande mostra de decoração brasileira com foco em soluções arquitetônicas inovadoras e atraentes dentro de uma proposta acessível. Com total transparência, todos os ambientes expõem os preços dos produtos e do próprio projeto de decoração, além dos contatos dos fornecedores.

“Queremos desmistificar a ideia de que contratar um profissional de decoração é oneroso. Vamos mostrar que contratá-lo é fundamental para a melhor relação custo/benefício na hora de decorar a casa”, explica Nágila Andrade. Outro diferencial da “Morar Mais por Menos” é o pioneirismo no quesito sustentabilidade. Desde 2007, a mostra desafia os participantes a criar alternativas para melhor aproveitamento dos recursos naturais e uso de materiais ecologicamente corretos nos seus espaços. A partir de 2009, a vertente sustentável se tornou ainda mais forte com o ingresso da mostra no Green Building Council Brasil ―organização que propaga a construção sustentável.

Outras bandeiras levantadas pela “Morar Mais por Menos” são a da inclusão social e a da brasilidade. Desde 2008, os arquitetos e decoradores devem incluir em seus projetos produtos desenvolvidos por ONGs e cooperativas, difundindo o trabalho de artesãos e trabalhadores informais. Priorizando a brasilidade, os participantes também devem privilegiar produtos genuinamente nacionais em seus ambientes. Palavras em outras línguas, comuns no segmento ―como lounge, living, closet― são abolidas dando lugar a termos brasileiríssimos, como quarto de vestir, sala de estar e sala de jantar, entre outros.

Reunindo todas essas influências, a “Morar Mais por Menos” é regida por um conceito principal “Mais por Menos” e cinco subconceitos: “Sustentabilidade”, “Inclusão Social”, “Brasilidade”, “Tecnologia & Inovação” e “Venda”, que devem estar descortinados nos ambientes expostos. Muito mais do que uma mostra, o evento pretende dialogar com o visitante, sendo uma fonte de ideias e informação. Não é à toa que é a primeira exposição do setor no Brasil a promover visitas guiadas, com áudio.

“A mostra é tida pelos novos profissionais como um desafio, uma oportunidade para exercitarem a criatividade e se revelarem no mercado”, pontua Anapaula, que considera a “Morar Mais por Menos” uma vitrine para os novos profissionais da decoração. “Em visitas a edições em outras cidades nos surpreendemos ao ver espaços maravilhosos que combinam mobiliários contemporâneos com papéis de parede feitos de jornal ou que dão sofisticação a materiais inusitados, como a madeira pinus, utilizada em caixotes de feira”, relembra.

Quando for inaugurada, a “Morar Mais por Menos” será também um centro de entretenimento, oferecendo espaço para eventos, restaurante, café e casa de chá. O projeto geral será assinado por Sidney Quintela. Ao final, como ocorre nas sete capitais que sediam a mostra anualmente, é feita uma grande liquidação de todas as peças expostas.

A mostra “Morar Mais por Menos” tem patrocínio de Lorenzetti, Sedex e Caixa, e apoio de Coral, Senac Bahia e Casa Amorim.

Serviço:
Local: Av. Princesa Leopoldina, 2 – Graça
Ao lado da igreja Nossa Senhora da Graça
Ingresso:
2ª a 6ª: R$25,00 reais
Finais de semana e feriado: R$30,00 reais

Santa Clara Comunicação
Mônica Lima & Délia Coutinho
(71) 3264-1481/9984-4991/8165-8100

P.S. O endereço deste blog vai ser mudado, em breve, para www.mariliafleury.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário