quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Objetos - usos, apego e desapego, minimalismo

                                              
                                           (Casa de Frans Krajcberg, em Nova Viçosa -BA)

                                               As coisas
                                              
                                            As coisas têm peso
                                            massa,
                                            volume,
                                            tamanho,
                                            tempo,
                                            forma,
                                            cor,
                                            posição,
                                            textura,
                                            duração,
                                            densidade,
                                            cheiro,
                                            valor,
                                            consistência,
                                            profundidade,
                                            contorno,
                                            temperatura,
                                            função,
                                            aparência,
                                            preço,
                                           destino,
                                           idade,
                                           sentido.
                                           As coisas não têm paz.

                                        (Arnaldo Antunes, As Coisas, Editora Iluminuras)

Sobre objetos. A matéria de capa da revista Vida Simples, de fevereiro (já saiu!) deste ano (recomendo enfaticamente, adoooro essa revista!) é Por que acumulamos demais. A matéria explora várias facetas do ato de acumular, dentre elas o papel do objeto na construção de uma identidade. O livro Jogue 50 coisas fora garante que atingir esse número pode mudar radicalmente nossas vidas. Será? Não sei. Essa questão é muito pessoal. Só o possuidor do objeto pode aquilatar o real significado das coisas que ele acumula. Convenhamos que exteriorizar nossa personalidade é uma necessidade e que nossos valores e sentimentos podem ser expressados por objetos; convenhamos, também, que algumas coisas possuem valor afetivo inquestionável (se não fosse assim, por que eu guardaria os dentes de leite dos meus filhos?); convenhamos que a vida é transitória e que os objetos não possuem o poder de interagir com as pessoas (em caso de livros ou objetos de arte, acho isso meio questionável, costumo pensar que eles têm vida própria); enfim...convenhamos...e combinemos que o excesso é injustificável, roupas demais, sapatos demais, objetos demais...Já ouvi esta frase Fulano nem sabe o que ele tem. Como assim???!!! Não faça perguntas como: O que eu faço com esta porta que está sobrando? Dê para quem precisa! Enfeitinhos em excesso? Atravancações? Tranqueiras? Roupas que não servem? Cinquenta sapatos? Dez jarros para flores? Você pretende montar um serviço de buffet? (Ecobags são um caso à parte, é bom ter muitas à mão, para deixar no carro, para emprestar...). Doe, presenteie. Alguém certamente terá real necessidade dessas coisas (sim, de enfeites também, o desejo de enfeitar está presente mesmo nos lares mais humildes, na forma de panelas areadas, forrinhos, o vaso de flores sobre a tv etc) e ficará feliz ao recebê-las. Então, livre-se do que não combina mais com você, daquilo que você não precisa de jeito nenhum, daquilo que você não precisará jamais; vi, em uma gaveta, uma máscara de dormir, e nem sei de onde veio isso, aliás, só vejo máscaras de dormir em novelas e filmes: não é minha, mas ai, que vontade de jogar fora!  As fotos abaixo mostram o charme e a praticidade de ambientes minimalistas, que refletem simplicidade e desapego. A casa do escultor polonês Frans Krajcberg é um show de despojamento, e você fica doida para morar lá; mais ainda, você fica louca para ser o Frans Krajcberg   e viver daquele jeito, em paz com o pouco de suas posses e com o muito de sua arte. E reaproveite, na medida do possível (e do quase impossível), adotando o lema uma coisa é outra coisa, e ainda outra coisa, e outra coisa além...até não se lembrar mais das feições originais do móvel ou objeto em questão.

Casa&Campo

                                            Kasa

                                                                       Interiores

Máxima Interiores

Casa Vogue

Casa Vogue


Casa e Jardim


Um comentário:

  1. Não jogo objetos da minha casa fora! Aqueles que não combinam mais com a decoração, faço-os combinar ou guardo em uma caixa, na parte de cima do armário, pois falam de algum momento importante da minha vida. Não sou de guardar tranqueiras, coisas velhas demais ou quebradas (estas, nunca!), mas covenhamos, nossos objetos de casa guardam muitas lembranças...
    Outra coisa, não gosto do minimalismo: casa pra mim tem que guardar privacidade, aconchego, cantinhos especiais, portanto, esta casa aí de cima, por mais bonita que seja, não combina comigo. Mas, o que seria das outras cores se todos gostassem do amarelo?
    Jane

    ResponderExcluir