sábado, 25 de dezembro de 2010

Emiliano Godoy - Design e sustentabilidade

O designer mexicano Emiliano Godoy ganhou fama com peças feitas de matérias recicladas e biodegradáveis, como placas de compensado, latarias e cordas de algodão. Abaixo, entrevista na revista Casa Vogue.

"Como definiria o momento atual do design?
Acredito que essa é a 'geração Titanic'. Todo mundo está se divertindo numa festa enquanto o barco afunda. Muitos estão apenas repetindo o que leem em revistas de lyfestyle. A cena contemporânea é ditada por mercenários  que dançam a música do mercado e se encantam com a musa do dinheiro. É insano perceber que os profissionais ainda estão presos num comportamento pós-Bauhaus. É preciso entender de toxicidade, ciclo de vida, reciclagem e emissão de carbono.
Como a sustentabilidade mudou o seu trabalho?
Foi gradual. Na universidade não havia nenhuma preocupação ecológica, um testamento do quanto tempo leva para o meio acadêmico adaptar-se. Comecei meus estudos em 1992, ano da Eco, no Rio de Janeiro. O meio ambiente estava nos jornais, em discrepância com o que era ensinado na época. O que até então parecia caminhar no escuro, ao longo dos anos revelou-se um conjunto de estratégias para reduzir o impacto na natureza.
Como é o seu processo de criação?
A primeira linha que desenho é influenciada por referências estéticas e emocionais, além do deslocamento entre reflexão e emoção. O design deve sugerir paradigmas para cenários que ainda não existem."

P.S. O endereço deste blog vai ser mudado, em breve, para www.mariliafleury.blogspot.com




Um comentário:

  1. Marília,

    Como vê, o seu trabalho, conceitual, está na vanguarda do design. Agora é pegar a estrada e ficar conhecido.
    Sílvia de Souza

    ResponderExcluir