sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Chic

    Nunca o termo ‘chique’ foi tão usado para qualificar pessoas como atualmente. A verdade é que ninguém é chique por decreto. E algumas boas coisas da vida, infelizmente, não estão à venda. Elegância é uma delas. Assim, para ser chique é preciso muito mais que um guarda-roupa recheado de grifes importadas. Muito mais que um belo carro alemão. O que faz uma pessoa chique não é o que uma pessoa tem, mas a forma como ela se comporta.
            Chique mesmo é quem fala baixo. Quem não procura chamar atenção com suas risadas muito altas ou com seus imensos decotes. Mas que, sem querer atrai todos os olhares, porque tem brilho próprio. Chique mesmo é quem é discreto, não faz perguntas inoportunas nem procura saber o que não é da sua conta. Chique mesmo é parar na faixa de pedestre e abominar a mania de jogar lixo na rua. Chique mesmo é dar bom dia ao porteiro do seu prédio e às pessoas que estão no elevador. É se lembrar do aniversário dos amigos. Chique mesmo é não se exceder nunca .  Nem na bebida, nem na comida, nem na maneira de se vestir. Chique mesmo é olhar no olho de seu interlocutor. É ‘desligar o radar’ quando estiverem sentados à mesa do restaurante, e prestar verdadeira atenção à sua companhia.
    Chique mesmo é honrar a sua palavra. É ser grato a quem o ajuda, correto com quem você se relaciona e honesto nos seus negócios. Chique mesmo é não fazer a menor questão de aparecer, mas ficar feliz ao ser prestigiado. Mas para ser chique, chique mesmo, você tem, antes de tudo, de se lembrar sempre do quanto que a vida é breve e de que vamos todos para o mesmo lugar. Portanto, não gaste sua energia com o que não tem valor, não desperdice as pessoas interessantes que encontrar em seu caminho, não aceite, em hipótese alguma, fazer qualquer coisa que não lhe faça bem. Porque, no final das contas, chique mesmo é ser feliz!”
(Trecho do livro A quem interessar possa, de Gilka Aria.)

O texto que abre este post foi encaminhado pelo meu amigo Neyton Guimarães Rosa (arquiteto e cosmopolita antenadíssimo).Gostei, mudei uma palavrinha ou outra para deixá-lo mais claro, sem prejudicar o sentido. Embora concorde com autora quando ela diz que, infelizmente, a elegância não pode ser comprada (uma amiga traduz essa afirmativa de forma mais cabal, com o ditado Cachorro não senta em banco, e não posso deixar de imaginar um cachorro tentando se sentar em um banco, equilibrado, com as costas eretas, as perninhas cruzadas, o pescoço esticado, entenderam o espírito da coisa?), acho que algumas atitudes podem ser aprendidas com a observação atenta e contínua de pessoas que consideramos bons exemplos de elegância.
Quanto a não se exceder nunca, acho altamente recomendável, mas nem sempre possível. De qualquer forma, tente, conte até mil, apele para a Santa Costanza Pascolato, lembre-se do Dalai Lama, da madre Teresa de Calcutá e de outras personalidades que primam (ou primaram) pela paciência e pela resignação. Se, esgotados todos esses recursos, você não conseguir se conter, conforme-se com o fato de que a civilidade nem sempre é possível em determinadas ocasiões. E, já que a coisa desandou, que seja em grande estilo: bata, berre, babe, arranhe, se descabele, se atire no chão; depois, se recomponha elegantemente e alegue um surto psicótico.
Acrescento, ainda, que o caráter também não pode ser comprado, e é um acessório indispensável da elegância. Estilo também. É triste, mas verdadeiro. Caráter: ou você tem, ou você não tem. Estilo: ou você tem, ou você não tem.
Concluindo, acho que, intuitivamente, a maioria das pessoas sabe que ser chic é uma coisa para poucos, dificílima de alcançar, que implica todas as atitudes citadas no texto, senão por que ficam com as carinhas mais lampeiras do mundo quando a gente diz Como você é chique?

P.S. O endereço deste blog vai ser mudado, em breve, para www.mariliafleury.blogspot.com





   

3 comentários:

  1. Queridíssima Marília, a única coisa que posso dizer é que tenho uma amiga CHIC, vc! O Pedro disse logo que devíamos tê-lo lido hoje em nossa reunião de equipe.
    Obrigada por existir! Como diz Pedro.(O meu.)
    Existir de um jeito tão genial...

    ResponderExcluir
  2. realmente Genial!
    bonito texto Marilia.

    e Como vc é chic!

    ResponderExcluir
  3. Olá Marília! Quero parabenizá-la pela inteligente criação desse blog, simplesmente amei. Você coloca assuntos interessantes e a maneira como escreve e analisa os temas dos quais aborda é muito legal, me faz refletir de tal maneira e alguns de seus assuntos aqui tratados faço questão de repassá-los. Beijos e muito sucesso.

    ResponderExcluir